O tal do copia e cola...

Xeroqueiro copia tudo... o que não é dele

Pois é, meus amigos. Quem conhece meu trabalho sabe que eu, quando posto alguma obra que seja de outras pessoas, dou os devidos créditos. Um bom exemplo disso é o do meu grande amigo Êgon Bonfim, que inclusive foi o idealizador deste artigo que começa agora.

O humorista Juca Bala, da rede de rádios T, aqui do Paraná, disse certa vez: "Estrada velha e gente burra não terminam nunca". Pois bem, dito isso: há um certo cidadão gaúcho, que atende pelo nome de Luiz Davi, que criou um blog chamado Por Uma TV Melhor. Até aí, nada demais; o próprio Êgon criou uma série de postagens com esse título. O problema, meus amigos, é que o Luiz Davi tem andado dando Ctrl+C Ctrl+V em quase 89% das grades antigas de programação postadas por Êgon no ÊHMB De Olho Na TV, ou as postadas pelo Kleber Nunes no TV em Brasília.

Tomemos como exemplo, a título de comparação, uma grade de programação do dia 02 de fevereiro de 1993, postada originalmente por mim no inativo Fundão do Baú (que dividi em partes 01 e 02) e autorizei o Êgon a postar no blog dele depois, mas que, cinco anos depois, fora copiada na cara dura por este Luiz Davi como se fosse outra data, em outra cidade, com uma ordem completamente diferente de canais, mas é a mesmíssima grade. Nas fotos abaixo, os espaços circulados em preto são da postagem do Êgon, e em vermelho os da cópia barata.

Prova nº 1Luiz Davi mudou a cidade original (Cascavel) para Londrina e alterou a data da programação avançando três terças à frente.


Prova nº 2: Na programação da afiliada da Globo, à qual ele acertou na hora de mudar, Luiz Davi apaga o nome das atrações subsequentes, mas a grade é a mesma.


Prova nº 3: Aqui a cópia toma um rumo idiota (e com certeza ele vai mudar lá no blog dele depois disso): achamos um erro básico através da flechinha na cópia. A afiliada da Rede OM, hoje CNT, em Londrina, era a TV Tropical, canal 7, que não exibia o Almoço Sertanejo à época.


Prova nº 4: esta parte da cópia é um erro mais que grotesco. A TV Tarobá Londrina só foi fundada em 1998, oriunda da TV Londrina, canal 13, inaugurada em 1996. Entre 1991 e 1996, a Bandeirantes não tinha sequer retransmissora em LondrinaPor isso, citei aquela frase no início do artigo: estrada velha e gente burra não terminam nunca.


Portanto, meus amigos, posso dizer que, indiretamente, este piá de bosta copiou meu conteúdo também, o que quer dizer que eu também me sinto atingido por estas cópias mal-feitas.

Continuo este artigo com um desabafo do Êgon, que ele postou na comunidade no canal dele no YouTube, pedindo inclusive licença ao Êgon, até porque esse desabafo dele enriquece este artigo: "(...) o pior não para por aí: ele copiou do dia seguinte da postagem original um post inteirinho que eu tinha publicado do "Amigão Fake" que comemorava o aniversário do meu blog e fazia um paralelo da TV brasileira em duas décadas.

Demos uma bela patada nele em 2020, pouco antes do lockdown da pandemia da Covid-19, mas infelizmente a bronca não deu em nada, ele continuou com seu deliberado "recorta, copia, cola", principalmente num post que o Kleber Nunes fez ano passado no blog "TV em Brasília" chamado "Os meus amores da televisão" sobre os crushs que nosso amigo candango teve na TV da capital federal. (...)

E sabem da última? O perfil desse Luiz Davi teve a cara-de-pau de copiar grande parte das palavras que eu registrei no meu perfil do Blogger (...)". Ou seja, prova nº 5:


Reparem nas partes grifadas acima: qualquer pessoa com dois ou mais neurônios desconfiaria de que o que Luiz Davi fez foi uma cópia. Na cara dura!

Aos leitores deste blog: denunciem o copiador. Eu sei que ele vai copiar e colar este artigo e mudar algumas palavras pra tentar me acusar de coisas que, diferente dele próprio, eu não faço. Caso ele o faça, me mandem um e-mail avisando sobre a cópia: giancarlospgreg@gmail.com.

Pra terminar, vou dar um recado bem direto ao xeroqueiro em questão. Luiz Davi, faz como eu: vá a um psicólogo ou a um neurologista (ou neuropediatra, nesse caso). E, após a consulta, se tiver coragem, copie e cole o que o profissional que te atendeu falou. #FicaADica 😉

Comentários