Lista de episódios do Caso Especial da Rede Globo - Parte III: 1974

Mulher (09/01/1974) - de Gilberto Braga - adaptação da peça Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen - direção: Daniel Filho
História de uma mulher que abandona o marido e os filhos para se tornar independente.

A Cartomante (30/01/1974) - de Lenita Plonczynski - adaptação do conto homônimo, de Machado de Assis - direção: Regina Duarte e Domingos Oliveira
Uma mulher é casada com um advogado bem sucedido e tem um romance com um amigo do casal. Depois de receber cartas anônimas, perseguidos pelo medo e pela culpa, os dois amantes procuram uma cartomante.

Feliz Na Ilusão (13/02/1974) - de Gilberto Braga - direção: Fábio Sabag
Aos 51 anos, uma solteirona resolve aproveitar a vida. Ela toma essa decisão durante o Carnaval.

A Grande Farra (20/03/1974) - de Bráulio Pedroso - direção: Ziembinski
Dois advogados ex-colegas de faculdade, um paulista e um carioca, se reencontram depois de 20 anos e fazem um balanço de suas vidas durante uma caminhada pela noite de São Paulo.

Caminhos do Coração (24/04/1974) - de Domingos Oliveira e Lenita Plonczynski - direção: Domingos Oliveira
Um momento de crise e definição na vida amorosa de duas mulheres, ambas chamadas Sônia. O caso era dividido em dois episódios: "Sônia, a Hippie" e "Sônia, a Adúltera".
- No primeiro, a protagonista sonha em construir uma comunidade para ela e seus companheiros, mas ela se envolve com um industrial que não pensa em deixar a cidade.
- No segundo episódio, a operária Sônia, desanimada com a rotina e com o marido, que esquece o aniversário de casamento, se envolve com outro homem.

Enquanto a Cegonha Não Vem (29/05/1974 - reapresentado em janeiro de 1977) - de Bráulio Pedroso - adaptação do filme homônimo, de Oduvaldo Vianna Filho - direção: Daniel Filho
Os problemas de um jovem casal com o casamento e com a proximidade do nascimento do primeiro filho.

O Professor Vai Embora (19/06/1974) - de Bráulio Pedroso - direção: Ziembinski
Um professor primário residente no interior passa a vida juntando dinheiro para ir para a cidade grande. Um dia acorda decidido a realizar seu desejo. Antes de partir, deixa escrita para os alunos no quadro-negro a frase: "O professor vai embora".

O Crime de Zé Bigorna* (17/07/1974 - reapresentado em 1975 e nos Festivais de 15 e 25 Anos da Rede Globo) - de Lauro César Muniz - direção: Lima Duarte, Walter Lima Jr. e Gonzaga Blota
O coronel e sua amante, mulher de Zé Bigorna, são assassinados. Acusado pelo crime, Zé Bigorna é homenageado por ter libertado a cidade dos desmandos do coronel. Ele acaba assumindo a responsabilidade quando uma nova liderança ascende ao poder.
(*) O caso inspirou um filme de mesmo nome (1977) e a novela O Salvador da Pátria (1989).

Exercício Findo (21/08/1974) - de Jorge Andrade - direção: Paulo Afonso Grisolli
A história se passa durante o expediente de um banco, no dia em que é escolhido o novo diretor da Carteira de Câmbio. Um funcionário que trabalha no estabelecimento há mais de 30 anos sonha com o cargo e se desespera quando fica sabendo que o selecionado é um colega bem mais jovem.

A Feiticeira (18/09/1974) - de José Vicente - direção: Alberto Salvá
O zelador de um prédio passa a ter alucinações e insiste em dizer que uma das moradoras tem um pacto com o diabo e se transforma em bruxa. Sem dormir nem comer, ele passa seu tempo espionando a jovem.

Reviravolta (16/10/1974) - de Leilah Assumpção - direção: Oswaldo Loureiro e Antônio Abujamra
Um jovem casal tenta se separar, mas descobre a incapacidade que cada um deles tem de se unir a outra pessoa.

Turma, Minha Doce Turma* (20/11/1974) - de Oduvaldo Vianna Filho - direção: Paulo Afonso Grisolli
Seis pessoas de profissões diversas se reúnem há 15 anos no mesmo local. A luta pela sobrevivência, a perda de individualidade na cidade grande e a insatisfação do cotidiano são motivos de fortalecimento da amizade.
(*) Este foi o último trabalho que Oduvaldo Vianna Filho fez para a televisão. Esta história foi uma homenagem dele aos seus companheiros do Teatro de Arena, alguns deles reunidos no elenco, dentre os quais se destacam Flávio Migliaccio, Gianfrancesco Guarnieri, Milton Gonçalves, Nelson Xavier e David José.

Boas Festas e Feliz Natal (25/12/1974) - Quatro episódios apresentados como Caso Especial de Natal
- "Recém-Chegado" - de Dias Gomes - direção: Gonzaga Blota
Um homem chega à cidade e se choca ao ver um grupo de pessoas que comemora o Natal sem se dar conta dos problemas daqueles que lutam para sobreviver. Depois de pregar a solidariedade, ele é considerado louco e acaba preso.
- "Confusões de Uma Mãe de Família Na Véspera de Natal" - de Janete Clair - direção: Herval Rossano
Este episódio narra a história de Marta, uma mulher grávida que já tem quatro filhos. Na véspera de Natal, ela prepara a casa e faz as compras de última hora.
- "Papai Noel da Silva" - de Paulo Pontes - adaptação do original, de Oduvaldo Vianna Filho - direção: Milton Gonçalves
Este episódio narra a história do desempregado Severino Pedro da Silva, que aceita trabalhar como Papai Noel de uma loja. Ele vive com resignação o sorridente velhinho, mesmo preocupado com a sobrevivência da família.
- "Gino" - de Gianfrancesco Guarnieri - direção: Paulo José
Depois de três anos sem comemorar o Natal com os pais, Gino supera todos os obstáculos para encontrar a família.

Comentários