Seu nome era Byanka

Pois é, meus amigos. Como não poderia deixar de ser, venho desejar às mulheres que este 8 de março (assim como todos os dias) sejam prósperos para cada uma.
====================
E como hoje é 8 de março, resolvi abrir o bico.

Uma vez, um magrinho torto e chapado de cachaça (mas bom entendedor do pop) veio me desafiar, dizendo: "Aposto que você não encontra no mundo outra cantora pra bater com a Madonna". Para o azar deste doido, felizmente, encontrei.

Pelo menos no México, onde proliferavam nos anos 80 ritmos como o mariachi e o grupero, surgia mais uma cantora de voz de cristal, que deu seus primeiros passos na música solo justamente cantando versões em espanhol de Madonna. Seu nome era Byanka.


A carreira desta loirinha acima começou no lendário programa Juguemos a Cantar, em 1982. Ela cantava ao lado de sua irmã, Malessa. Aí, no ano seguinte, Malessa resolveu parar e a gravadora Musart cresceu os olhos em Byanka.

Por esta gravadora, ela lançou os únicos 6 discos de sua carreira solo, entre os quais se destaca este acima, Me Quieres o No. Este disco foi lançado em 1986 com menos versões que o lançado um ano antes, Chica Material (coincidência ou não, sete versões deste CM eram de músicas de Madonna).

Mas o auge de sua carreira só veio mesmo em 1988, com o disco homônimo e a música "La Llamada", que é uma de suas músicas mais lembradas. No mesmo disco, saíram outras canções menos exitosas, tais como "Amanece", "La Isla Bonita" (curiosamente, outra versão de Madonna), "Robin Hood" y "Amores Prohibidos" (pra mim, a melhor do disco).

Depois, vieram os outros três discos (já sem a mesma repercussão de "La Llamada") e, em 1996, Byanka gravou seu último disco ao lado de Malessa, Entre Hermanas. Pelo menos até onde se sabe, este foi o último.

Pra quem ainda não conhece as músicas de Byanka, quero deixar para finalizar com dois clipes: o primeiro, da música "La Llamada", feito ao vivo no clássico Siempre En Domingo, em 1988 (https://www.youtube.com/watch?v=5QlSW9RIlHc), e o outro de "La Isla Bonita", este o oficial (https://www.youtube.com/watch?v=MHzJai1eRsM).

Curtam e me digam se Byanka, que iniciou a carreira como "cover" de Madonna e depois se deu um estilo próprio de cantar, era uma boa cantora.

Comentários