Roubo na cara dura

Depois de quase oito meses, volto a ocupar este espaço. E volto indignado.

Indignado pelo seguinte motivo: ontem, pouco antes das 18h, postei 13 músicas do Lado A do meu mais novo projeto, Minha Moda, Minhas Regras. Este trabalho musical nada tem a ver com os joguetes políticos que se fazem de ambos os lados. A faixa-título, primeira da playlist representativa, tinha até às 22h05 o total de 93 visualizações. Infelizmente desta hora eu não tenho o print.

Porém, hoje, às 13h11, quando fui verificar meu canal, notei na página de envios uma significativa baixa, para 86 visualizações, conforme o 1º print abaixo.


E quando abri o vídeo segundos depois, eis o que acusava:


A mesma coisa já aconteceu com "Put Your Hearts Up" meses atrás. Lancei a música e, perto das 23h, já tinha 169 visualizações. No dia seguinte, porém, acusava 101. Esperneei e deixei um vídeo ativo e uma reclamação em aberto nos comentários da música até que me devolvessem as 68 visualizações que me roubaram. Deu certo. Agora em agosto a música supracitada subiu para 176 visualizações.

Esse recado é direto aos administradores do YouTube, os mesmos do Blogger, os donos do Google: o que está acontecendo? Será que vocês não percebem o quanto este tipo de manobra pode ser nociva para todo e qualquer canal? É a segunda vez que isso acontece comigo.

O que significa este algoritmo que prejudica qualquer criador de conteúdo no YT? Eu só tenho este canal de divulgação das minhas músicas. Não tenho nenhuma música no Spotify, Deezer, Tidal ou outra plataforma do mesmo naipe. De lá só tenho as contas. Não baixo vídeos no Dailymotion há muito tempo e nunca baixei no Vimeo. Ou seja, a única forma que achei de divulgar meu trabalho foi o YouTube.

E vocês devem achar que do jeito que vocês vão me fazer desistir de postar qualquer coisa aqui e considerar só o que é 100% autoral de minha parte, isso se eu não deletar minha conta ou voltar para o Dailymotion. Pois bem, percam suas esperanças. Por mais que esta porcaria de algoritmo continue, eu vou continuar divulgando no YouTube o que faço, vocês querendo ou não. Porque o único que pode diminuir as visualizações dos meus vídeos é o público, razão do meu trabalho.

Não vou sair do YouTube. Ou vocês mudam o algoritmo ou vocês repassem os direitos pra mim, porque foi no YouTube que eu comecei e é lá que pretendo continuar até quando o povo passar a me ignorar. DEU PRA ENTENDER?
=============
Atualizando os fatos: em 16 de setembro, cinco dias depois do vídeo postado, ao invés dessa plataforma me devolver as 93 visualizações, foi isso o que aconteceu:



E pior: das 63 pra 19 acima o arrombo foi ainda pior. Eu não sei vocês, mas o YouTube tá começando a piorar. Srs. administradores do Google, se vocês realmente querem mantê o YouTube mesmo no ar, não nos prejudique. Não criamos conteúdos pra vocês retribuirem dessa forma.

Comentários