Foram passados pra trás, de novo

Televisa passa a perna nos fanáticos do RBD

Que a trama de Rebelde e o grupo RBD são uma febre mundial apesar do fim, não se pode discordar. Assim como não se pode discordar que os fã-clubes aumentam dia após dia. Mas não se poderia imaginar o alvoroço que causou o vídeo que o canal Las Estrellas, principal rede da Televisa, postou no Twitter, anunciando o que poderia ser o retorno do RBD aos palcos neste fevereiro que se inicia.

E como eu já sabia que essa euforia dos fanáticos iria dar com os burros n'água, só agora resolvi opinar. Afinal, ninguém do Las Estrellas disse que o RBD voltaria. Poncho Herrera endossou a negação do retorno. No fim das contas, o Tlnovelas, canal por assinatura que a Televisa remodelou em maio do ano passado, anunciou a reprise integral de Rebelde.

Eu já falei da diferença entre o ser fã e o ser fanático de cantores, duplas ou grupos musicais num episódio da série De Cabo a Rabo no YouTube. Mas não custa instruir vocês de novo, aqui usando o próprio RBD como exemplo a ser seguido.

O fã tem uma admiração (velada, às vezes) pelo grupo, e só demonstra isso de fato postando um vídeo cantando e/ou ouvindo alguma música deles. Nada mais simples pra mostrar que gosta do RBD.

O fanático, por sua vez, tem tudo o que o fã não costuma usar: camisa com algum integrante ou o grupo inteiro estampado, bandanas, cartazes, pôsteres, a discografia inteira do grupo em casa, todos os produtos que tenham relação direta ou indireta com o RBD.

E o fanático é geralmente confundido com o fã, principalmente pela mídia. A jogada de marketing da reprise de Rebelde pelo Tlnovelas mostra, mais uma vez, que vocês não devem ir tentando decifrar mensagens enigmáticas que tenham a ver com o RBD ou qualquer outro "ídolo" que vocês consagrarem.

Mas eu não sei se vocês, fanáticos, vão aprovar esse artigo. Até porque, se conselho fosse bom, não era dado, mas vendido.

Comentários