Bloqueio criativo: "Voltei, mas posso sumir de novo..."

Pessoal, antes de começar este artigo de esclarecimento, quero recomendar a vocês mais um artigo de qualidade do Êgon (OPINIÃO: Crônica de um Ano Jogado Fora), com o qual concordo plenamente mais uma vez.

E assim como ele, muitas coisas aconteceram para que tanto este blog como o TVer Ou Não TVer ficassem temporariamente abandonados. Afinal, desde 2019 passo por alguns dias e/ou semanas de bloqueio criativo. Muita gente acha que isso é falta de força de vontade da minha parte, mas não é. Sou compositor e cantor. As vezes que já deixei de lado muitos temas que poderiam virar canções ou projetos que poderiam ser postados no meu canal de música do YouTube não caberiam num mangá pra contar.

E claro, nem sempre se consegue otimizar tempo. Sou também radialista em duas webrádios. Numa delas, sou também diretor de programação: a Rádio ZAP. Uma rádio que foi fundada por meu pai, Giovane Gregório, e um amigo a partir da ideia de fazermos rádio via internet, começando por um grupo de Whatsapp. A rádio só passou a ser da forma que é em dezembro de 2019. E ali, nasceram (e morreram) várias ideias para programação.

As mais recentes: ontem, dia 4, deviam se iniciar dois programas: um às 19h, chamado Cobaias da Noite, no qual eu, meu pai e o locutor José Rodrigues (diretor da rádio Puris FM, de Leopoldina, MG) pegaríamos de surpresa qualquer cantor (famoso, semi-famoso ou quase desconhecido) pra podermos bater um papo sem precisar ligar antes pra assessor ou coisa parecida. Quer dizer, isso fazemos ainda, mas pra pegar o número do cara sem ele saber. E nem o público sabe quem é a "cobaia". O outro programa seria às 20h, e seria só meu. Eu queria fazer algo diferente de tudo o que vocês já ouviram, e teria que ser um programa divertido. Mas, ah... maldito bloqueio criativo!

Em resumo: somente o Cobaias da Noite estreou ontem sem vinhetas prontas, sem a "cobaia" (a ligação não deu certo) e, do meio pro fim, sem o José Rodrigues (afinal, ele também trabalha no Hospital da cidade). E o meu programa? Bem, esse... sei lá quando estreia.

Também trabalho na Rádio Bigode. O nome não deve ser esquisito, pois Bigode é o apelido do dono da rádio, o Sr. José Pires. Lá, trabalho com meu pai também, em um programa chamado Mistura de Ritmos (segunda a sexta, 11h às 13h), e opero o áudio do programa Show da Tarde (segunda a sexta, 13h às 15h) pra uma colega e amiga nossa, Deuma Almeida. E a Rádio fica no 2º piso do prédio, pois no 1º fica o Bar e Restaurante do Bigode, principal negócio da família.

E lá, a escada é íngreme, e meu pai adquiriu alguns problemas de saúde, incluindo-se aí a pressão alta. Ou seja, ele às vezes não consegue subir a escada sem sentir dor. Tem dias em que faço o programa sozinho. E não é fácil... ah, não mesmo! Programar dois ambientes iguais de maneiras diferentes e ainda ajudar os meus em casa quando é preciso: essa tem sido minha rotina. Aliás, há vezes que nem um vídeo legal pra qualquer um dos canais do YouTube eu consigo editar!

Não é preguiça, é bloqueio criativo! Há mentes que pensam de maneira muito rápida. E geralmente esses raciocínios rápidos acabam caindo nessa maldita armadilha. O que fazer quando a mente cansa? Descansá-la, óbvio. Dizem que, quando a cabeça não pensa, o corpo padece. Mas ninguém disse que, se a cabeça pensa demais, o corpo padece do mesmo jeito. É muita coisa pra um só cérebro!

E o corpo cansa, ou seja, é preciso que o descanso aconteça em todas as vias! Tanto na cerebral quanto na corporal, é preciso descansar.

Concluo este artigo com dois adendos:
1º: tanto a Rádio ZAP como a Rádio Bigode tem aplicativos que vocês podem baixar para ouvir. Se o seu celular tiver o Google Play (ou Play Store, que dá no mesmo), digite: radiozapfm (para baixar o app da ZAP) e radiobarestaurantedobigode (para baixar o app da Bigode).
2º: este artigo não significa que voltei com tudo pro Variante. O título por si só já explica isso.

Comentários