Respondendo aos defensores da queimada do Borba Gato

Blackblock não tem que se aparecer, tem é que ser preso sem choro, nem vela


A história do nosso país, em inúmeros aspectos, deve ser estudada de frente a fundo por todos. Todos mesmo. Em especial, os integrantes da chamada "Revolução Periférica", que resolveu atear fogo na estátua do Borba Gato hoje à tarde.

Pra quem não sabe quem foi Borba Gato, faço questão de explicar: foi um bandeirante escravocrata, contemporâneo de Fernão Dias, que o acompanhou no desbravamento dos sertões. Tá, não foi o melhor cara do mundo, até porque além de ser escravocrata, pode ter sido assassino de um fidalgo português e, por isso, fugiu pra Minas, embora houvesse o perdão da Coroa por isso.

Mas isso não serve de justificativa para cometer um ato bárbaro desses. Discordar da conduta da figura histórica é uma coisa; destruir patrimônio público, ainda que em homenagem ao mesmo, é outra, completamente diferente. Por exemplo: não concordo com nenhuma conduta do Luiz Inácio ou do Boulos, mas se eu por acaso "metesse o loko" e fosse queimar a residência de algum deles ou a sede do PT ou do PSOL, já iam me chamar de "genocida", do mesmo jeito que foi Borba Gato.

A verdadeira luta é, sim, contra um genocida. Contra o Excelentíssimo Genocida da República Federativa do Brasil, no caso, o Jair. Mas chamar vandalismo de justiça racial é pedir pra ser preso. Pior ainda: ser cancelado com méritos por quem sabe usar o cancelamento em favor do país e não de uma lacração em cima de causas importantes, como a própria justiça racial é.

Vou bancar o "Mamãefalei" escrevendo. Rebatendo os tweets imbecis de quem acha que esse ato covarde contra um monumento público, por pior que o homenageado tenha sido, um ato de coragem que possa derrubar Jair.
======================
Mônica Seixas: "Tidos como heróis pela história dos brancos, os bandeirantes foram invasores cruéis, saqueadores de aldeias, estupradores, assassinos, escravagistas."
Me: Sim, eles foram criminosos. Mas foram esses criminosos que fizeram o Estado de São Paulo ser desbravado. Aliás, se não fosse por esses bandidos, nem a "Revolução Periférica" existiria.

Luana Alves (PSOL): "Vandalismo de verdade é assassinar povos indígenas inteiros. Borba Gato foi um assassino, um genocida, um escravocrata, que não merece homenagens. Queremos justiça racial em São Paulo."
Me: Luana, querida... O Hugo Chávez e o Lênin fizeram pior em seus respectivos países. E mesmo assim ninguém foi idiota de queimar monumentos em homenagem a esses sanguinários ditadores, por piores que fossem. E outra: justiça racial, ou qualquer tipo de justiça, não se faz queimando. Você iria querer queimar a própria casa, justificando ser a favor do MTST? Duvido.

Juliana Borges: "Bota no museu a foto e o vídeo do Borba queimando e a legenda: Estátua em homenagem ao genocida bandeirante Borba Gato, queimada em 2021 como reconhecimento simbólico de toda a violência por ele liderada contra indígenas e negros no Brasil".
Me: Boa ideia, Juliana! Vou mandar queimar a casa do Lula, gravar um vídeo, jogar no YouTube e escrever na descrição: "Residência do ladrão Luiz Inácio Lula da Silva, queimada em (...) como reconhecimento simbólico de toda a roubalheira por ele liderada contra o povo brasileiro". Lutar sim, lacrar não, por favor.

Mika Lins, atriz: "Eu aprendi de criança: 1) Que Borba Gato não prestava. 2) Que a estátua, além de tudo, era de péssimo gosto. 3) Tá com pena? Leva Borba Gato pra casa. 4) Acha bom aquilo, tá indiguinaDE? Organiza o abraço à estátua do genocida escravizador de indígena."
Me: Já eu, Mika, aprendi de criança: 1) A respeitar qualquer patrimônio, público ou alheio. 2) Gosto, opinião, crendices e bunda todo mundo tem. 3) Não, não tô com pena, mas não sou imbecil pra sair queimando as coisas a torto e a direito. 4) Acha bom atacar uma estátua só por que o cara era o que era? Se organiza e pesquise muito mais a fundo, pra você ver que Borba Gato e Hugo Chávez eram tecnicamente iguais. Borba Gato era genocida, Hugo Chávez era... bem, genocida também. P. S.: o uso de pronome neutro não respeita ninguém, só escandaliza a Língua Portuguesa.

Felipe Feto: "FOGO NOS GENOCIDAS!!!"
Me: Deixa de ser machão de Twitter, rapaz. 30 anos no lombo e só fala de política no Twitter? Por quê? Tá com medo de perder as outras redes sociais, covarde? Vou te dar um exemplo de como dar certo falando de política sem precisar passar por idiota: Kim Kataguiri, o japonês do MBL, de quem você foge feito o Jerry do Tom.

Erika Hilton: "Borba Gato foi responsável pela morte violenta, caça e escravização de milhares de indígenas. Hj sua estátua foi incendiada por grupo sem autoria. O que vcs acham que devem ser feito com monumentos que homenageiam homens cujo passado é marcado pela exploração e pelo genocídio?"
Me: Grupo sem autoria o cacete! Foi a "Revolução Periférica", um movimento claramente da esquerda armamentista. Pesquise sobre Lamarca e Marighella, a quem eles consideram herois. E quer saber o que eu acho? Não concordo. Por mais que o Borba Gato fosse um genocida FDP, não tem justificativa alguma queimar a estátua dele. Dívida histórica? Não, eu chamo de babaquice.

Por último, Gabriel Mantelli: "Você concordaria com uma estátua de Adolf Hitler no seu bairro? Acho que não, né? Lugar de genocida e racista não deve ser no palanque da história. É por isso que tanto de nós queremos tirar o Borba Gato de Santo Amaro!"
Me: Tem outros métodos de se rebocar uma estátua vergonhosa dessas. Vejamos... retroescavadeira, por exemplo. O Cid Gomes, que é da esquerda, usou uma dessas, não sei se você lembra. A diferença é que, no caso da estátua de Borba Gato, teria uma finalidade mais específica. Bastava só retirar a estátua daí, de Santo Amaro, pra levar pra qualquer matagal no interior do Estado. Agora, Hitler é incomparável, porque o do Hitler não foi só um genocida, foi um FDP em todos os sentidos. Não se compara o sangue frio do nazifascismo com nenhum tipo de ditadura, nem com o genocídio indígena do Borba Gato. Aliás, se fôssemos levar por esse lado, você poderia dar à "Revolução Periférica" a ideia de vandalizar tudo o que fizesse referência à Pedro Álvares Cabral, por exemplo. Afinal, não fosse pelo Cabral, nem eu, nem você e nem o Borba Gato teríamos nascido num país miscigenado como o nosso, é ou não é?
======================
Quero deixar registrado o meu mais sincero posicionamento: Borba Gato foi sim um genocida escravocrata. Mas vandalizar a estátua do dito cujo só por isso é pedir pra ser preso.

Nem esquerdanem direita. O Brasil tem que ir pra frente!