Nas previsões sobre o futebol nacional, neste ano, parece-me que acertei uns 59,3%. Glória a Deus por isso. Pois vamos ver o que foi previsto e o que realmente aconteceu. Considerando que a 1ª fase de muitos campeonatos ainda não acabou e outros nem começaram ainda, vamos ao que já temos definido.
Em Alagoas: "(...) CSA, ASA e CRB podem contar com a companhia do CSE nas semis dessa vez, já que o tricolor de Palmeira dos Índios pode ser o Marrocos do torneio, podendo até ir pra Copa do Nordeste de 2024. O Murici, se não chegar a 5ª, é capaz de cair (...)". Pois bem, o CSA ficou em 5º, posição na qual apontei o Murici, que se classificou para as semifinais do campeonato em 3º, junto com CRB, ASA e Coruripe, este último em 4º. O rebaixado foi o Desportivo Aliança.
No Amapá: "(...) o Trem pode ter dificuldades em manter o título (...)". Não pensem que foi fácil. Terminou a 1ª fase empatado com Independente e Santos (16 pontos cada), empatou com o Santana em 2x2 e empatou duas vezes com o Independente, tendo que disputar o caneco nos pênaltis. Conseguiu, mas teve dificuldades.
Na Bahia: "(...) O Atlético de Alagoinhas conseguiu se tornar o 3º grande dos baianos. É difícil para Vitória e Bahia voltarem aos tempos gloriosos do regional, mas não é impossível. A Jacuipense e o Doce Mel podem ser rebaixados (...)". O Atlético não deu nem pro cheiro dessa vez, quase caiu. O Doce Mel caiu de fato, mas junto com a Jacobinense. A Jacuipense, por sua vez, se classificou com a Juazeirense, o Itabuna e o Bahia, que se classificou em 1º. Já pro Vitória ficou cada vez mais difícil voltar pros tempos de meter medo nos adversários regionais.
No Ceará: "(...) Na primeira fase, Atlético Cearense, Iguatu, Guarani de Juazeiro e Barbalha podem passar com tranquilidade, até porque Ceará e Fortaleza podem ser primeiros em seus grupos, enquanto Caucaia, Maracanã e Pacajus, além do coitado do Ferrim (ou Ferroviário, para os íntimos), podem brigar pelo rebaixamento (...)". O Atlético Cearense até foi pras quartas-de-final, mas perdeu justo pro Iguatu, que vai enfrentar o Ceará na semifinal. Na outra, o Fortaleza vai enfrentar o Ferroviário, que foi pras quartas também, enfrentando o Maracanã. Porém, ziquei o Guarani de Juazeiro e o Barbalha, que afinal foram rebaixados no quadrangular que ainda teve Caucaia e Pacajus.
Em Goiás: "(...) Goiás, Vila Nova, Aparecidense e Grêmio Anápolis podem chegar às semifinais, enquanto o coitado do Morrinhos pode ser rebaixado em último lugar, tendo o Anápolis ou o Goianésia por companhia (...)". O Grêmio Anápolis foi rebaixado junto com o Inhumas, enquanto o coitado do Morrinhos quase caiu. Nas quartas-de-final, Goiás e Aparecidense venceram os seus jogos de ida (inclusive o Goiás venceu o Goiânia por 8x3), enquanto o Vila Nova empatou em 0x0 com o Anápolis.
No Maranhão: "(...) A volta do Maranhão à primeira divisão embolou o meio de campo do imbatível Sampaio Corrêa e do Moto Club. Os três podem disputar ponto a ponto, até a final, o tão sonhado título maranhense de 2023. Cordino, IAPE e Pinheiro podem disputar o rebaixamento, e o que sobrar dos três pode levar, invicto, a Copa FMF (...)". E o Maranhão embolou o meio de campo tão bem que ganhou o 1º turno maranhense e tá na final do 2º. O IAPE foi rebaixado, mas o São José foi junto. O Pinheiro deu de 10x2 neste último, e pode ser o campeão da Copa FMF.
Aqui no Paraná: "(...) Pode dar zebra. Aruko e SãoJoseense caem, enquanto o Rio Branco se livra por pouco... de novo. Operário, Cascavel, Maringá e Cianorte podem desbancar a dupla Atletiba e o Londrina, sempre considerados favoritos pela grande mídia do estado (...)". E deu zebra. Os dois que eu falei que iam ser rebaixados se classificaram pras quartas-de-final. O Londrina ficou em 10º; já o Rio Branco, junto com o Foz do Iguaçu, rodou. Operário, Cascavel, Maringá e Cianorte também passaram para as quartas.
No Rio Grande do Norte: "(...) ABC e América podem ir às finais, enquanto Globo e Força e Luz disputariam para não cair (...)". ABC e América estão no quadrangular final. Já o Globo disputa pra não cair... com o Alecrim.
Em Roraima: "(...) GAS e São Raimundo (este disputando o bi) na final, com o Atlético Roraima podendo se licenciar por um ano do campeonato por problemas financeiros (...)". O GAS nem disputou o campeonato, diferentemente do Atlético Roraima. O São Raimundo levou o bi.
À medida que vão acabando os demais estaduais que estão sendo disputados agora, vou postar os resultados. Fiquem com Deus.